Papel das instituicoes financeiras na linha do tempo e economia do PaГ­s

Relativamente ao papel das instituições científicas e suas relações com a sociedade e o Estado, além do financiamento da pesquisa, julgue os itens de 107 a 114.

A proposta está na roda de discussões, primeiro por especialistas brasileiros, mais recentemente em um estudo do Banco Mundial. Com algumas variantes o novo regime prevê que as universidades se organizem sob a forma de “organizações sociais” ou fundações, com orçamento autônomo. Nele, parte das despesas virá de recursos públicos federais ou estaduais, conforme o ente patrocinador; outra, do pagamento de mensalidades pelos alunos com capacidade financeira (aferida pela renda familiar ou própria, declarada no imposto de renda). E o restante, de prestação de serviços, doações de benfeitores, ex-alunos e assim por diante.

O processo de entrega dos orçamentos anuais das IPSS e Equiparadas foi objeto de uma reformulação em 2013, consubstanciando uma ferramenta de gestão previsional para as instituições.

Segundo Marcel Mauss e Paul Fauconnet , as instituições são um conjunto de atos ou de ideias, tudo já instituído, nas quais os indivíduos se deparam. Falar de “instituição”, segundo eles, corresponde a falar de uso, modos, preconceitos e superstições ou organizações jurídicas essenciais. Por exemplo, a linguagem seria uma instituição. Esses dois sociólogos definem este conceito de uma maneira próxima ao conceito de “fato social” de Emile Durkheim.

Tags: Papel, das, instituicoes, financeiras, na, linha, do, tempo, e, economia, do, PaГ­s,

Foto sobre o assunto

Papel das instituicoes financeiras na linha do tempo e economia do PaГ­sPapel das instituicoes financeiras na linha do tempo e economia do PaГ­s

Assista ao vídeo - Papel das instituicoes financeiras na linha do tempo e economia do PaГ­s