Direitos humanos e o negro na sociedade.

"Em conformidade com o artigo 62˚ da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, os Estados Parte na Carta são obrigados a apresentar a cada dois anos um relatório sobre as medidas legislativas ou outras tomadas, com vista a dar efeito aos direitos e liberdades reconhecidos e garantidos pela Carta.

A conquista da América no século XVI pelos espanhóis resultou em um debate sobre direitos humanos na Espanha . Isto marcou a primeira vez que se discutiu o assunto na Europa .

Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos fundamentais do ser humano, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos do homem e da mulher e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla,

Faça uma leitura dialogada da cartilha: lance para os alunos as questões ali sugeridas e ouça o que eles têm a dizer sobre cada uma delas; problematize e discuta com a turma as informações apresentadas pelo autor; solicite aos alunos que procurem no dicionário os significados das palavras desconhecidas. Aproveite para ampliar as ideias colocadas por Ziraldo, solicitando aos alunos que tragam exemplos relacionados às suas experiências de vida.   

Segundo o levantamento do Ipsos, 54% dos brasileiros concordam com a frase "os direitos humanos não defendem pessoas como eu". Para Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil, o falho acesso aos direitos humanos gera uma distorção em seu conceito básico de universalização.

“Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla, … a Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações…”

Tags: Direitos, humanos, e, o, negro, na, sociedade.,

Foto sobre o assunto

Direitos humanos e o negro na sociedade.Direitos humanos e o negro na sociedade.

Assista ao vídeo - Direitos humanos e o negro na sociedade.